Geografia

O mapa abaixo mostra a as principais religiões que existem e como elas se espalham no mundo:

***************************************************************************
     A seguir veja um gráfico um a porcentagem de seguidores das principais religiões:
      

**************************************************************************
                                                          Hinduísmo         
Principal religião da Índia, o Hinduísmo é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições étnicas. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Tem origem em aproximadamente 3.000 a.C na antiga cultura Védica.O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal, Bangladesh,PaquistãoSri Lanka e Indonésia.
Aqueles que seguem o Hinduísmo devem respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; crer nas divindades; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores. O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do karma produzido em vidas passadas. Somente os brâmanes, pertencentes as castas "superiores" podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir posições de autoridade dentro dos templos.Os hindus são politeístas (acreditam em vários deuses). São os principais: Brahma (representa a força criadora do Universo); Ganesha (deus da sabedoria e sorte); Matsya (aquele que salvou a espécie humana da destruição); Sarasvati (deusa das artes e da música); Shiva (deus supremo, criador da Ioga), Vishnu (responsável pela manutenção do Universo). 
O pensamento hindu clássico aceita os seguintes objetivos da vida humana, conhecidos como os puruṣārthas ou "quatro objetivos da vida": dharma "retidão", "ethikos", artha"sustento", "riqueza", kāma "prazer sensual", mokṣa "liberação", "liberdade" [do samsara].No Hinduísmo, acredita-se que todos os homens seguem o kama e o artha, mas brevemente, com maturidade, eles aprendem a controlar estes desejos com o dharma, ou a harmonia moral presente em toda a natureza. O objetivo maior seria o infinito, cujo resultado é a absoluta felicidade, moksha, ou liberação do samsara, o ciclo da vida, morte, e da existência dual.
    
Brama, uma das principais divindades do hinduísmo.
*******************************************************************************  
                                                              Islamismo

 O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé.Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.O livro sagrado do Islamismo é o alcorão (do árabe alqur´rãn, leitura), consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.Após a morte de Maomé, a religião islâmica sofreu ramificações, ocorrendo divisão em diversas vertentes com características distintas.Sunitas – defendem que o chefe do Estado mulçumano (califa) deve reunir virtudes como honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho, porém, não acham que ele deve ser infalível ou impecável em suas ações. Além do Alcorão, os sunitas utilizam como fonte de ensinamentos religiosos as Sunas, livro que reúne o conjunto de tradições recolhidas com os companheiros de Maomé.Xiitas – alegam que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupada por alguém que seja descendente do profeta Maomé ou que possua algum vínculo de parentesco com ele. Afirmam que o chefe da comunidade islâmica, o imã, é diretamente inspirado por Alá, sendo, por isso, um ser infalível. Aceitam somente o Alcorão como fonte sagrada de ensinamentos religiosos.
Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para os mulçumanos:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat);
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).


****************************************************************************
                                                              Cristianismo

Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazarétais como são apresentados no Novo Testamento.. cristã acredita essencialmente em Jesus como o CristoFilho de Deus,Salvador e Senhor. A religião cristã tem três vertentes principais: o Catolicismo, a Ortodoxia Oriental e o protestantismo.Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus que se tornou homem e o Salvador da humanidade, morrendo pelos pecados do mundo. Geralmente, os cristãos se referem a Jesus como o Cristo ou o Messias.De acordo com a fé cristã, Deus mandou ao mundo seu filho para ser o salvador (Messias) dos homens. Este, seria o responsável por divulgar a palavra de Deus entre os homens. Foi perseguido, porém deu sua vida pelos homens. Ressuscitou e foi para o céu. Ofereceu a possibilidade da salvação e da vida eterna após a morte, a todos aqueles que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos.A principal ideia, ou mensagem, da religião cristã é a importância do amor divino sobre todas as coisas. Para os cristãos, Deus é uma trindade formada por : pai (Deus), filho (Jesus) e o Espírito Santo.O cristianismo desempenhou um papel de destaque na formação da civilização ocidental pelo menos desde o século IV. No início do século XXI o cristianismo conta com entre 2,3 bilhões de fiéis, representando cerca de um quarto a um terço da população mundial, e é uma das maiores religiões do mundo. O cristianismo também é a religião de Estado de diversos países.O livro sagrado dos cristãos pode ser dividido em duas partes: Antigo e Novo Testamento. A primeira parte conta a criação do mundo, a história, as tradições judaicas, as leis, a vida dos profetas e a vinda do Messias. No Novo Testamento, escrito após a morte de Jesus,  fala sobre a vida do Messias, principalmente.
Os Dez Mandamentos
1. Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não farás para ti imagem de escultura, não te curvarás a elas, nem as servirás.
3. Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4. Lembra-te do dia do sábado para o santificar. Seis dias trabalharás, mas o sétimo dia é o sábado do seu Senhor teu Deus, não farás nenhuma obra.
5. Honra o teu pai e tua mãe.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho, não mentirás.
10. Não cobiçarás a mulher do próximo, nem a sua casa e seus bens.
*****************************************************************************
  Budismo
 Budismo é uma religião que abrange uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda Buda viveu e desenvolveu seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, entre os séculos VI e IV a.C.Através dos séculos, os ensinamentos de Buda Shakyamuni foram transmitidos de professor a aluno por meio das diferentes linhagens de práticas existentes nas quatro escolas principais. A pureza dos métodos se manteve porque os detentores dessas linhagens alcançaram realização e maestria das instruções recebidas.Várias fontes colocam o número de budistas no mundo entre 230 milhões e 500 milhões, tornando-o a quinta maior religião do mundo.As escolas budistas variam sobre a natureza exata do caminho da libertação, a importância e canonicidade de vários ensinamentos e, especialmente, suas práticas. Entretanto, as bases das tradições e práticas são as Três Joias: O Buda (como seu mestre), o Dharma (ensinamentos baseados nas leis do universo) e a Sangha (a comunidade budista) . Encontrar refúgio espiritual nas Três Joias ou Três Tesouros é, em geral, o que distingue um budista de um não-budista. Outras práticas podem incluir a renúncia convencional de vida secular para se tornar um monge ou monja.


****************************************************************************
O filme é muito bom,conta uma história muito interessante sobre a vida de Marjane uma menina de uma família comunista do Irã,que luta com outros comunistas para que o Xá seja derrubado,e dai em diante ela
começa a entrar na adolescência e começa a ver e vivenciar um período de guerra do Teerão com o Iraque e ainda o seu tio é preso e pouco depois morto com tudo isso acontecendo ela se refugia na Áustria  então ela começa a viver uma série de coisas  vive em vários lugares,conhece pessoas diferentes e com a sua volta ao Irã ela acaba se apaixonando e casando mas percebe que não ama de verdade seu marido e vai embora  do Irã. *****************************************************************************
A demografia é o estudo do povo,que tem como ideia ver o crescimento da sociedade como ela cresce tanto,motivos e causas de seu crescimento,taxas demográficas,etc.
O crescimento das cidades são principalmente nas partes mais pobres e suas taxas de natalidade e mortalidade infantil são sempre grandes,o crescimento desigual é ter uma maior parte da população pobre estar em áreas mais pobres também e nas áreas urbanas ter menas pessoas,pois,o povo de sítios por exemplo precisam de seus filhos para ajudar no campo desde pequeno.















A população procura lugares mais perto de litorais,planos e onde possam construir suas casas e morar com suas famílias.
A taxa de mortalidade serve para ver se morre mais pessoas do que nasce,porque se isso ocorre tem que ber o que está acontecendo.A taxa de natalidade é para saber quantas nascem,exemplo de 1000 crianças que nascem elas tem que completar 1 ano se tiver muitas morrendo tem que ir atras das causas.A taxa de mortalidade infantil é quando de cada 1000 crianças que nascem tem que chegar a 1 ano,se eles levantam os dados e veem que só tem 980 você tem que sabe quantas e porque morreram (a maioria das crianças que morrem são extremamente pobres).A taxa de fecundidade é quando se tem a ideia do número de filhos(as) para cada mulher de 15 à 49 anos,tipo 1 filho(a) é a media de filhos na vida,pois quanto mais desenvolvimento e crescimento menos filhos,países menos desenvolvidos tem maior tendencia de filhos
Imigrantes são pessoas como exemplo da ARGENTINA que vem para o BRASIL e passa um determinado tempo aqui.Já os refugiados são as pessoas que são obrigadas a sair de seus países por motivos ou político,religioso,étnico,ideológico ou por causa de alguma catástrofe da natureza terremoto,tsunami,etc.
E Xenofobia é um preconceito contra imigrantes por exemplo "No segundo tempo de uma partida, enquanto se preparava para cobrar um escanteio, um torcedor atirou uma banana contra o lateral brasileiro Daniel Alves, de maneira inesperada, pegou a fruta e a comeu." isso é XENOFOBIA o preconceito contra imigrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário